ETNIAS 2005
3ª edição
Dias 8, 9 e 10 Dezembro
O festival de músicas do mundo Etnias, uma produção da Acaro, vai este ano entrar na sua 3ª edição. Nas duas primeiras edições o evento reuniu ao todo para cima de duas dezenas de projectos, todos eles dedicados aos sons tradicionais dos cinco continentes. Este ano a programação do festival está direccionada aos sons de origem africana, com os Djabara, os OliveTree, os Semente e a Dança Afrobrasileira, apesar de também nele marcarem presença alguns sons europeus, com os Mu e as Danças Ciganas.
Uma vez mais, durante três dias consecutivos, 8, 9 e 10 de Dezembro, os ritmos de instrumentos tradicionais de culturas que não queremos ver perdidas enchem o espaço Contagiarte, no Porto. Desde a sua inauguração, em Dezembro de 2003, que o espaço da Acaro – associação cultural, tem acolhido diversos projectos ligados às músicas tradicionais, tendo como consequência a sensibilização e a formação de públicos nesta área. Como resultado desse trabalho, este ano contamos já com três grupos, na área de formação cultural, direccionados às danças tradicionais, tal como as danças africanas, as danças europeias e as danças orientais. Também na área da formação a 3ª edição do Etnias integra na sua programação um workshop de fórró e outro de didgeridoo, ambos nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro, das 18h00 às 20h00.
O Etnias é, e sempre será, um marco na história do espaço cultural Contagiarte, porque assinala o aniversário do mesmo, tendo sido o seu evento de inauguração. Este ano o Contagiarte comemora os seus dois anos de abertura ao público e à sociedade. Desde o nosso primeiro dia até à data, acolhemos cerca de 200 projectos e mais de 650 artistas, nas mais diversas áreas artísticas como a música, o teatro, a dança, o vídeo, o novo circo, o cinema, as artes plásticas ou a fotografia.
Segue-se a programação na integra da 3ª edição do Etnias:
Dia 8 de Dezembro
22h30
Estúdio 1
Danças do Mundo e o seu significado. Projecção de documentários sobre a temática.
23h45
Estúdio 2
concerto
Djabara
Formação: Xibata, Nuno, Osga, Ni, Cação e Vanessa.
01h20
Concerto
Estúdio 0
Olive Tree
Animação musical de dia 8:
Folk com Osga
Afro/Brasileira com Cação
A animação musical acontecerá a partir das 22h30
Dia 9 de Dezembro
22h30
Estúdio 1
Danças do Mundo e o seu significado. Projecção de documentários sobre a temática.
23h45
Estúdio 2
Danças Ciganas, espectáculo de
Carolina Fonseca e Rita
01h20
Estúdio 2
Concerto
Mu
Os MU são:
Osga, Nuno, Diana, Sophie, Sara
Animação musical de dia 9:
Afro com Ni
Reggae com Xibata
Sons do Mundo chill out
A animação musical acontecerá a partir das 22h30
Dia 10 de Dezembro
22h30
Estúdio 1
Danças do Mundo e o seu significado. Projecção de documentários sobre a temática.
23h45
Estúdio 1
Dança Afrobrasileira, espectáculo de
Tathiana Lobo
01h20
Estúdio 2
Concerto
Semente
Animação musical de dia 10:
Fórró com Lola
Folk com Osga
A animação musical acontecerá a partir das 22h30
WORKSHOPS DO ETNIAS
Workshop de Fórró
Dias 5, 6 e 7
Das 18h às 20h
São incertas as possíveis origens da palavra Fórró, no entanto existe a certeza de que este estilo musical tem como raiz a música Europeia e Africana, que desaguaram no Brasil com os descobrimentos.
Resgatando a beleza da partilha inerente à dança em par, o intuito deste workshop é um recuperar deste sentir através de exercícios de expressão corporal direccionados para o desprendimento necessário à entrega desta dança.
O objectivo desta viagem é revelar as possibilidades desta dança singular que não se reduz apenas a um estilo musical. A sua versatilidade permite deliciarmo-nos tanto através de um som medieval como de um electrónico.
Formadoras: Carolina Sousa e Siliana Soares
Datas: 5, 6 e 7 de Dezembro
Horários: 18h00 às 20h00
Inscrição: 20€
Workshop de Didgeridoo (intensivo)
Dias 5, 6 e 7
Das 18h às 20h
Renato Oliveira iniciou o seu percurso em 1999. Reuniu-se com grupos internacionais em gatherings e realizou oficinas com personalidades das mais variadas origens, ex.: Lies Beijerinck – Holanda; Michael Jackson (Axis) – Austrália; Si (wild Marmelade) – Austrália; Stephen Kent – Inglaterra; Kyle Maplesden – Canadá; Alan Dargin e Mark Atknis – Aborígene Australiano.
O resultado destas experiências materializou-se num álbum internacional de didgeridoo "Deep Inside The Organic" com a chancela de “OLIVETREE” gravado em Liverpool em 2003 com artistas convidados da Suécia, Holanda, Inglaterra e Escócia. Para além de ser elemento fundador do colectivo ROOTSCARAVAN, é actualmente o distribuidor oficial da revista internacional de didj: Didgeridoo & Co Magazine para os mercados de Espanha, Portugal e Sul América.
O workshop é dirigido a principiantes e avançados para todas as idades!
Conteúdo do programa:
Principiantes: Apresentação, O que é um didgeridoo, origens e história do didgeridoo, o didgeridoo e o nosso corpo, como construir e reparar um didgeridoo, formas de aquecer, a posição corporal, o drone, pressão do ar, harmónicos e respiração circular. |
Avançados: Tipos de respirações, movimento do diafragma, tipos de harmónicos, gesticulações, efeitos de língua e pressão do ar, vocalizações e ritmos básicos. |
Formador: Renato Oliveira
Datas: 5, 6 e 7 de Dezembro
Horários: 18h00 às 20h00
Inscrição: 20€
Rua Álvares Cabral, 372 4050-040 Porto T: 222 000 682